A Gastronomia Contemporânea

A Gastronomia Contemporânea "abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos." (http://veja.abril.com.br/especiais/comida/sp_2002/contemporanea.html)


Publicidade

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Salada Mediterrânea

As terras que se encontram ao redor do Mediterâneo partilham uma longa história, em que intervieram vários povos, e um clima muito especial, o que permite que exista uma culinária mediterrânica bem rica. Típicos desta região são também as oliveias, os citrinos e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária.

Devido ao seu clima ameno, a bacia mediterrânica é extremamente rica em variedades de plantas indígenas, com sabores e cores muito variadas, que os povos que ali vivem aprenderam a utilizar criativamente na sua alimentação. Os citrinos, as azeitonas e as uvas, por exemplo, são frutas típicas desta região, assim como várias ervas aromáticas como a salsa, a hortelã e muitas outras.
A forma mais simples e, apesar disso, muito nutritiva e permitindo grandes variações, de consumir
legumes e frutos é a salada, que estes povos transformaram numa arte. Desde a simples salada grega de pepino com iogurte até às elaboradas saladas francesas e italianas com vários tipos de verduras, queijos e nozes, temperadas com azeites e vinagres aromatizados, as saladas são provavelmente o alimento mais importante no verão, mas servidas quase sempre para contrastarem com o sabor mais carregado de especiarias de outros pratos.
A outra forma básica que os povos do Mediterrâneo provavelmente inventaram e espalharam pelo mundo é o
refogado, base dos guisados, feijoadas e outros pratos e que consiste simplesmente cebola e tomate, fritos em azeite ou outra gordura e geralmente aromatizado com alho e outras ervas aromáticas.
Os legumes
recheados e assados no forno ou na brasa são outra especialidade desta região. Principalmente os tomates e pimento aceitam uma grande variedade de recheios, desde ovos a carne e peixe. Típicas da Grécia são as folhas de videira recheadas e cozidas, enquanto que os lombardos recheados com salsicha são um reflexo da influência das culturas da Europa central nesta região.


A RECEITA É:

Salada Mediterrânea

Ingredientes:

1 pepino pequeno;
1 tomate grande;
1/4 de repolho médio;
1 beringela pequena;
50g de azeitonas pretas;
10 folhas de hortelã;
Azeite Extra Virgem;
Vinagre Balsâmico;
Sal à gosto.

Modo de Fazer:

Corte a beringela, com casca, em cubos e ferva-a por dez minutos em àgua e sal à gosto. Corte todos os legumes, com casca, em cubos e misture em uma saladeira. Em seguida acrescente a beringela, as azeitonas e o hortelã picado. Salpique os legumes com sal, deite à salada o azeite e o vinagre Balsâmico à gosto.

Rendimento: 4 porções