As iguarias mais apreciadas pela culinária mineira são aquelas em que a carne suína está presente.
Todavia, um corte especial do suíno, o lombo, tem seu espaço garantido na culinária tradicional das serras das Minas Gerais.
Todavia, um corte especial do suíno, o lombo, tem seu espaço garantido na culinária tradicional das serras das Minas Gerais.
O lombo de porco assado é um convite e uma tentação para todos que desejam apreciar uma carne tenra e de uma fácil absorção dos sabores de condimentos, sem igual. Levado à mesa em datas especiais, o lombo suíno bem condimentado e crocante rende os mais magistrados paladares à singeleza da culinária mineira e seus inebriantes sabores.
A RECEITA É:
Lombo ao Vinho Tinto
Ingredientes:
- 1 peça de lombo suíno (1,5 - 2,0 Kg);
- 250 ml de vinho tinto seco (cabernet ou merlot);
- 1 dente de alho pequeno;
- 1 linguiça calabresa;
- 2 colheres de sopa (rasas) de tempero pronto ou 1 colher de sopa de rasa de sal;
- Salsa e cebolinha à gosto;
- Pimenta calabresa à gosto (pode ser substituída por pimenta rosa);
Modo de fazer:
Com a faca, fure o lombo (em sua extensão) e recheio-o com a linguiça calabresa. Descasque o alho e parta cada dente ao meio. Em seguida, usando a faca, faça pequenos furos no lombo e insira, em cada furo, o alho partido, anteriormente. Em um recipiente grande (que acondicione o lombo sem sobrar muito espaço) coloque o lombo que será marinado com o vinho e os demais temperos. Passe o tempero ou o sal em toda a sua extensão, acrescente a salsa e cebolinha e após deite o vinho cobrindo todo o lombo.
Deixe o lombo marinando na geladeira por 3 horas (ou de um dia para o outro) sempre virando-o e regando-o com o vinho (de 30 em 30 minutos).
Após este processo, coloque-o no forno (180ºC) coberto com papel alumínio por 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe-o dourar por mais 25 minutos.
Acompnahmento: Arroz Branco, Salada e Farofa de Torresmo.
Rendimento: 10 porções.
Gostei... como boa mineira adoro tudo que inclua porco na receita... já vou fazer.
ResponderExcluir