A Gastronomia Contemporânea

A Gastronomia Contemporânea "abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos." (http://veja.abril.com.br/especiais/comida/sp_2002/contemporanea.html)


Publicidade

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fruto Amargo

Muitas pessoas têm resistência em comer jiló. Muitos são os argumentos, mesmo dos que nunca experimentaram o fruto, mas o campeão é o seu gosto amargo. Solução: Segundo os antigos cortá-lo em cruz na hora de cozinhá-lo ou o jiló frito, o que não deixa de ser bom, mas o fruto perde em muito suas propriedades nutricionais que são os sais minerais cálcio, fósforo e ferro. Além disso, o jiló é boa fonte de vitamina do complexo B (niacina- B3), vitamina C e betacaroteno (provitamina A). O Valor Calórico é é outra desvantagem na hora de fritá-lo pois a cada 100 gramas do fruto cru consumimos 38 calorias.Cozido, 52 calorias; refogado, 99 calorias; Já frito a coisa fica séria 288 calorias.

Mas não vamos experimentar este gracioso fruto amargo?

Claro que sim! Cru é bom, mas cozidinho e com uma cervejinha ou cachacinha fica uma delícia. Os Botecos mineiros que o digam.

A Receita é

Jiló ao Molho de Tomates e Ervas Finas

Ingredientes:

400g de jiló;
1 dente de alho;
100g de cebolas;
2 colheres de azeite de oliva;
300g de molho de tomates;
sal à gosto;
Ervas finas à gosto.

Modo de Fazer:

Corte os jilós em cruz em sua extensão e reserve. Doure a cebola e o alho. Acrescente o jiló, o molho de tomates e o sal e deixe cozinhar por vinte minutos. Acrescente as ervas finas

Acompnahmento: Arroz e batatas palha ou uma cerveja bem gelada ou uma cachaça da boa.

Rendimento: 1 porção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e envie suas opiniões