A Gastronomia Contemporânea

A Gastronomia Contemporânea "abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos." (http://veja.abril.com.br/especiais/comida/sp_2002/contemporanea.html)


Publicidade

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Tubérculo Andino
Todos sabemos que as batatas são originárias do Perú, nos Andes, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca e consumida há 8000 anos pelas populações nativas. Chamada de "papa" na língua quínchua é um dos tuberculos mais utilizados no mundo. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas. Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana. Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo tornando-se rica fonte de alimento. Atualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
Das milhares de variedades existentes, no Brasil, a batata, Solanum tuberosum L, nativa dos Andes, da região do Peru e Colômbia, serve de base à criação de uma infinade de pratos culinários. Desde a tradicional batata frita à batatas recheadas ao forno este tubérculo rico em carboidratos, com duas vezes mais proteínas que a mandioca, além de vitaminas e sais minerais, atrai o paladar de uma infinade de gerações ao longo dos tempos. Cozida é recomendada nos regimes alimentares, como substituta do arroz, por apresentar menor quantidade de gordura e açúcar que o popular cereal.
Mas o brasileiro, apesar de consumir aproximadamente 13 kg/ano, fica muito para traz da média de consumo de europeus e americanos que é cinco vezes maior.
Será que está muito caro ou é falta de criatividade no preparo do tubérculo andino?
A Receita é

Batatas Grelhadas à Manteiga com Ervas e ao Parmesão

Ingredientes:
300 g de batatas médias;
2 colheres de manteiga;
manjerona à gosto,
sal à gosto;
120g de parmesão ralado em filetes.

Modo de Fazer:
Descasque e corte as batatas em 4 partes e cozinhe-as com sal; derreta em uma frigideira a manteiga, acrescente as batastas e doure-as. Após acrescente a manjerona e dê uma leve dourada, coloque em refratário e salpique com o queijo parmesão.
Tempo de preparo: 20 minutos
Acompanhamento: Arroz Branco ou ao alho e óleo e peito de frango grelhado.
Rendimento: 3 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e envie suas opiniões