A Gastronomia Contemporânea

A Gastronomia Contemporânea "abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos." (http://veja.abril.com.br/especiais/comida/sp_2002/contemporanea.html)


Publicidade

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O FRUTO BABENTO AFROBRASILEIRO

O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae). O quiabo é uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. Desde então, a hortaliça passou a fazer parte da culinária brasileira; um exemplo disso é o Frango com Quiabo, um símbolo da culinária de Minas Gerais.
O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de Cálcio, Ferro, Fósforo e Cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Devido ao fato de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.
O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida.
Um dos incoveneientes do quaibo é a sua goma viscosa, a famosa baba do quiabo, pouco apreciada por muitos. Porém na culinária baiana, por exemplo, ela é indispensável no Caruru. Uma maneira de eliminá-la é pingando algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando o quiabo.
Mas teremos que pingar o limão toda vez que fizermos o quiabo? E como ficará o tradicional gosto do fruto babento. Existirá outra forma de eliminar a baba do quiabo?

A RECEITA É

Quiabo Sequinho com Linguiça e Ovos
Ingredientes:
400 g de quiabos selecionados;
300 g de linguiça calabresa ou pura;
1 cebola média;
1 dente de alho;
2 ovos grandes;
100ml de azeite de oliva;
sal à gosto;
pimenta calabresa à gosto;
pimenta rosa à gosto para decorar.
Modo de Fazer:
Limpe e lave os quiabos e reserve. Pique as linguiças e coloque-as para dourar em 50 ml de azeite. Após douradas acrescente a cebola e o alho e doure-os. Logo após acrescente os quiabos fritando-os bem até retirar o máximo da baba. A dica é ir acrescentando o restante do azeite aos poucos. Coloque o sal e a pimenta cabreza. Ainda terá um pouco de baba do quiabo, elimine-a acrescentando os ovos e mexendo-os. Ao servir à mesa salpique a pimenta rosa para colorir o prato.
Acompnahmento: Arroz Branco, Feijão e Farofa de Torresmo
Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e envie suas opiniões