A Gastronomia Contemporânea

A Gastronomia Contemporânea "abriga tendências que utilizam ingredientes de culinárias diferentes e misturam sabores e técnicas de cocção, a ponto de não se saber a que região, ou culinária, atribuir o prato. É também rótulo dos que criam e recriam receitas, sem apego a cânones rígidos, dando asas à imaginação, agindo com liberdade mas responsavelmente, com muito respeito aos sabores e propriedades originais dos alimentos." (http://veja.abril.com.br/especiais/comida/sp_2002/contemporanea.html)


Publicidade

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O MISTERIOSO TORRESMO MINEIRO

Um dos grandes mistérios da culinária mineira é o torresmo. São várias as explicações para que ao preparar o toucinho do porco se atinja o ponto ideal: o torresmo sequinho e crocante.
Já ouvi falar as mais variadas anedotas sobre esta iguaria: colocar gotas de alcool ao fritar, colocar no sol para secar, bater na carne para tirar o excesso de liquidos, entre outras histórias fantásticas.
É evidente que tem um segredo na hora de prepararmos este que é um dos pecados culinários mais saborosos.

A RECEITA É

Farofa de Torresmo

ingredientes:


Torresmo:

1 kg de capa de barriga (parte do porco que tem mais carne e menos gordura);
sal à gosto;
pimenta do reino branca à gosto;

Farofa:

300g de farinha de mandioca;
300g de torresmo;
300g de cenoura cozida e em cubinhos;
1 cebola pequena;
1 dente de alho;
100g de uvas passas;
100g de azeitonas sem carroço;
2 ovos;
50 ml gordura de porco;
sal à gosto;
salsa e cebolinha à gosto.

Modo de fazer:

Torresmo: Corte a capa de barriga em tiras e após em cubinhos.Tempere com o sal e a pimenta do reino branca. Deixe descansar por meia hora para apurar o tempero. Após coloque em uma frigideira com tampa sem qualquer tipo de óleo ou gordura. Leve-a ao fogo médio e vá mexendo até que se forme uma camada de gordura da própria carne. Vá mexendo os cubinhos até que fiquem bem fritinhos. Reitre da gordura e coloque-os para escorrer.

Dicas: Não lave a capa de barriga, pois espirrará muito na hora do preparo; o ponto do torresmo é quando atingir a cor de caramelo, antes disto ele fica borrachudo e grudento. Talvez estes sejam os segredos.

Farofa: Em uma frigideira coloque a gordura de porco (que sobrou do torresmo). Em seguida doure a cebola e o alho em cubinhos. Acrescente a cenoura, um pouco da sal e doure-a. Após douradas, acrescente o torresmo, a uva passas e as azeitonas. Mexa bem e acrescente os dois ovos e mais um pouco de sal. Após fritá-los acrescente a farinha de mandioca e mexa até misturar tudo. Coloque em refratário e acrescente a salsa e cebolinha para decorar.

Acompanhamento: Arroz Feijão e Salada.
Rendimento: 4 porções.

Um comentário:

Comente e envie suas opiniões